ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PÓS-PANDEMIA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Fernanda Zanetti Becalli Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mônica Cristina Medici da Costa
  • Luisa Pimentel do Nascimento

Palavras-chave:

Alfabetização, Produção de Textos, Pós-pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar as contribuições oriundas do desenvolvimento do projeto de extensão “Diálogos e alfabetização”, uma parceria de uma Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef), do município de Vila Velha (ES), com o Laboratório de Psicologia da Educação e Alfabetização Escolar (PsicoAlfa) do Ifes campus Vila Velha. O referido projeto buscou garantir o direito de crianças, regularmente matriculadas nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, que ainda não estavam alfabetizadas, no retorno às aulas no período pós-pandemia. Trata-se de uma abordagem qualitativa, fundada na perspectiva teórica histórico-cultural e na perspectiva bakhtiniana de linguagem, e, metodologicamente, adota a modalidade estudo de caso com coleta de dados a partir de diário de campo e procedimentos tipo observação participante. Conclui que, quando incentivadas a produzir textos, por meio da mediação pedagógica, as crianças escrevem expondo suas ideias e desejos e, nesse processo, realizam reflexões sobre os aspectos linguísticos, apropriando-se da linguagem escrita.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Zanetti Becalli, F., Medici da Costa, M. C., & Pimentel do Nascimento, L. (2023). ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PÓS-PANDEMIA : DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2517