PENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCH

Autores

  • Luan Padilha Universidade Estadual de Maringá
  • Suzana Pereira do Prado Universidade Estadual do Paraná
  • Noeli Teresinha de Almeida Universidade Estadual do Paraná
  • Suely Maria de Souza Universidade Estadual do Paraná
  • Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Educação Matemática, Linguagem de programação, Autômato

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar uma construção do jogo Pac-Man no Scratch com base nos pilares do Pensamento Computacional. O Scratch é uma plataforma que utiliza uma linguagem de programação simplificada baseada em blocos que se encaixam, formando algoritmos. Com ele, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts que se conectam. O Scratch pode propiciar diversas maneiras de raciocínio lógico, tomada de decisões, descoberta e correções dos erros, aprendendo a elaborar hipóteses para buscar resoluções e chegar ao resultado. Como aporte teórico, este trabalho baseia-se na definição de Pensamento Computacional elaborada pelo grupo de pesquisa Autômato. A motivação deste estudo surgiu a partir de um curso oferecido para professores pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana - PR, e a construção do jogo analisado foi proposta em um dos cinco módulos do curso. Dentre os processos do Pensamento Computacional, destaca-se a depuração. Esse processo se fez presente entre uma ação e outra durante toda a construção do jogo, nos momentos em que foram realizados testes para verificação de seu funcionamento. Nesse processo, foram percebidos equívocos e repensada a programação do jogo.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Padilha, L., Pereira do Prado, S., Teresinha de Almeida, N., Maria de Souza, S., & Carrazedo Dantas, S. (2023). PENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCH. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2455