O Ensino da Sequência de Jacobsthal sob a Perspectiva da Teoria das Situações Didáticas e da Engenharia Didática
Revisão Integrativa
Palavras-chave:
Ensino, Sequência de Recorrência, Ensino de Matemática, Metodologia de Pesquisa, RevisãoResumo
O ensino da sequência de recorrência definida por Ernst Erich Jacobsthal se mostra viável para o ensino ao utilizar os preceitos definidos pela Teoria das Situações Didáticas, constatando-se por meio da observação na aplicação das fases da metodologia Engenharia Didática, definidas em trabalhos científicos analisados utilizando a metodologia Revisão Integrativa. O objetivo deste manuscrito é identificar na literatura científica aspectos sobre o uso da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da sequência de Jacobsthal sob a perspectiva da Engenharia Didática. Assim, foi realizada uma revisão integrativa da literatura entre setembro de 2021 a fevereiro de 2022, empregando como descritores: Teoria das Situações didáticas, Engenharia Didática e Sequência de Jacobsthal. Com isso, foi adotada a estratégia PICO, nos quais relacionam: população de alunos de graduação; intervenção no Ensino da Sequência de Jacobsthal; Controle não se aplica e Outocome com a utilização da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Sequência de Jacobsthal. Como resultado do estudo em questão, deleita-se uma discussão a respeito do conhecimento científico presente nos trabalhos selecionados que possibilita o ensino da Sequência de Jacobsthal usando a teoria supracitada, unida à metodologia de pesquisa proposta. Conclui-se que os achados teóricos trazem aspectos importantes para aplicação das fases da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Sequência de Jacobsthal desde a generalização desta sequência até aplicações e situações problemas que podem ser contextualizadas e empregadas na experimentação em sala de aula.Downloads
Publicado
06-12-2023
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Como Citar
O Ensino da Sequência de Jacobsthal sob a Perspectiva da Teoria das Situações Didáticas e da Engenharia Didática: Revisão Integrativa. (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2429