O Ensino da Sequência de Jacobsthal sob a Perspectiva da Teoria das Situações Didáticas e da Engenharia Didática

Revisão Integrativa

Autores

  • Francisco Mateus Azevedo Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Carla Patrícia Souza Rodrigues Pinheiro Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Ensino, Sequência de Recorrência, Ensino de Matemática, Metodologia de Pesquisa, Revisão

Resumo

O ensino da sequência de recorrência definida por Ernst Erich Jacobsthal se mostra viável para o ensino ao utilizar os preceitos definidos pela Teoria das Situações Didáticas, constatando-se por meio da observação na aplicação das fases da metodologia Engenharia Didática, definidas em trabalhos científicos analisados utilizando a metodologia Revisão Integrativa. O objetivo deste manuscrito é identificar na literatura científica aspectos sobre o uso da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da sequência de Jacobsthal sob a perspectiva da Engenharia Didática. Assim, foi realizada uma revisão integrativa da literatura entre setembro de 2021 a fevereiro de 2022, empregando como descritores: Teoria das Situações didáticas, Engenharia Didática e Sequência de Jacobsthal. Com isso, foi adotada a estratégia PICO, nos quais relacionam: população de alunos de graduação; intervenção no Ensino da Sequência de Jacobsthal; Controle não se aplica e Outocome com a utilização da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Sequência de Jacobsthal.  Como resultado do estudo em questão, deleita-se uma discussão a respeito do conhecimento científico presente nos trabalhos selecionados que possibilita o ensino da Sequência de Jacobsthal usando a teoria supracitada, unida à metodologia de pesquisa proposta. Conclui-se que os achados teóricos trazem aspectos importantes para aplicação das fases da Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Sequência de Jacobsthal desde a generalização desta sequência até aplicações e situações problemas que podem ser contextualizadas e empregadas na experimentação em sala de aula.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Souza Rodrigues Pinheiro, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM- IFCE).Especialista em Qualificação do Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2019).Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Ceará- UFC- (2017) . Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI (2013) e licenciado em Matemática Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Ceará (2009). Possui experiência em docência como professor-tutor à distância, desde 2011, dos cursos EAD da Universidade, através do Instituto Federal de Educação , Ciências e Tecnologia do Ceará em convênio com Universidade Aberta do Brasil - UAB, em curso de licencitura de matemática e hotelaria; além de ter atuado como tutor em 2 edições do Curso de Formação em Elaboração de Itens (2018) e 1 edição do Curso de Certificação de Gestores Escolares (2018), ambos promovidos pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Além disso, atua até a presente data como professora de Matemática da Rede pública Estadual de Ensino do Ceará desde 2007.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pinto, F. M. A., Pinheiro, C. P. S. R., & Menezes, D. B. (2023). O Ensino da Sequência de Jacobsthal sob a Perspectiva da Teoria das Situações Didáticas e da Engenharia Didática: Revisão Integrativa. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2429