PRODUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDATICO SOBRE MEIO AMBIENTE: O GUIA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Autores

  • Barbara Campanini Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Carolina Quitá Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Victória Mássimo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Igor Leandro de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcelo Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.210

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Guia Didático, Trilha educativa, Produção Coletiva

Resumo

O ensino em nosso país tem passado por inúmeras discussões que retratam a falta de atividades que possibilitem ao aluno vivenciar experiências relacionadas ao conteúdo didático dentro e fora do ambiente escolar. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa participante com o objetivo de elaborar e validar um material didático sobre o Parque Nacional da Tijuca. Por meio de reuniões com alunos de graduação, pós-graduação e um docente da área de Biologia foram estabelecidos os objetivos, o conteúdo e a organização do material que contém informações sobre o Parque, sugestão quanto aos documentários, entrevistas, jogo didático e orientação para atividades pedagógicas. A etapa de validação envolveu docentes da área de Biologia. Espera-se que as informações contidas no material produzido sirvam como ferramenta para trabalhar questões ambientais sensibilizando o aluno e tornando-o mais crítico e reflexivo sobre a importância da preservação do ambiente.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Como Citar

Campanini, B., Quitá, C., Mássimo, V., de Carvalho, I. L. ., & Rocha, M. (2019). PRODUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDATICO SOBRE MEIO AMBIENTE: O GUIA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 134-151. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.210

Edição

Seção

Artigos