TEORIA DA ATIVIDADE, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO E INTERDISCIPLINARIDADE COMO SUSTENTÁCULO A UMA POSSÍVEL IDEIA DE EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.202Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Produção de Significado, Educação Etnomatemática, Interdisciplinaridade, Modelo dos Campos SemânticosResumo
Este texto decorre de trabalhos de: extensão a partir de um Projeto do Pibid; pesquisa de pósdoutorado junto à EEEF Arroio Grande e ao PPGEFEM-CCNE-UFSM, financiado pela Capes; ensino, a partir das práticas desenvolvidas em conjunto com a regente da classe de alunos em que atuamos. Apresentamos percursos ao desenvolvimento de atividades, pautados nos princípios de uma possível educação etnomatemática, apresentando fragmentos dos níveis de funcionamento de atividades, segundo Leontiev, e discutimos significados produzidos pelos atores à luz do Modelo do Campo Semânticos, da análise de similaridades/convergências de enunciações, verificando como esses significados interferiram na produção de conhecimento dos atores no viés de ações diferenciais, a partir da sistemática de ações, nos moldes proposto em Chaves (2000, 2004, 2005), consolidados a partir de um processo político, sócio histórico, cultural, dotado de intencionalidade, operacionalidade, com motivos claros, tendo como elementos de sustentação, pelo menos uma necessidade e algumas motivações.