TEORIA DA ATIVIDADE, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO E INTERDISCIPLINARIDADE COMO SUSTENTÁCULO A UMA POSSÍVEL IDEIA DE EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Rodolfo Chaves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vera Lucia Aniola Ferrari Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Silva Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Maísa Iora Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.202

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Produção de Significado, Educação Etnomatemática, Interdisciplinaridade, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Este texto decorre de trabalhos de: extensão a partir de um Projeto do Pibid; pesquisa de pósdoutorado junto à EEEF Arroio Grande e ao PPGEFEM-CCNE-UFSM, financiado pela Capes; ensino, a partir das práticas desenvolvidas em conjunto com a regente da classe de alunos em que atuamos. Apresentamos percursos ao desenvolvimento de atividades, pautados nos princípios de uma possível educação etnomatemática, apresentando fragmentos dos níveis de funcionamento de atividades, segundo Leontiev, e discutimos significados produzidos pelos atores à luz do Modelo do Campo Semânticos, da análise de similaridades/convergências de enunciações, verificando como esses significados interferiram na produção de conhecimento dos atores no viés de ações diferenciais, a partir da sistemática de ações, nos moldes proposto em Chaves (2000, 2004, 2005), consolidados a partir de um processo político, sócio histórico, cultural, dotado de intencionalidade, operacionalidade, com motivos claros, tendo como elementos de sustentação, pelo menos uma necessidade e algumas motivações.

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Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEORIA DA ATIVIDADE, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO E INTERDISCIPLINARIDADE COMO SUSTENTÁCULO A UMA POSSÍVEL IDEIA DE EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(02), 162-206. https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.202