MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE: PERSPECTIVAS DE MÚTUO POTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.201Palavras-chave:
Modelagem matemática, Formação social, Mente, Sociointeracionismo, Ciclo da modelagemResumo
A Modelagem Matemática se apresenta como uma via de aprendizagem de objetos matemáticos a partir de ações educacionais que favoreçam a construção de conhecimento pelo aluno de maneira ativa, dialogada e que valoriza e requer a bagagem histórica discente para a estruturação do saber. Para além desse benefício, há outras vantagens silenciosas e menos evidentes, mas de relevo, que devem ser consideradas nessa ação educacional por docentes que, por sua vez, devem se preocupar não apenas com o que seus alunos aprendem, mas, igualmente, com as influências decorrentes sobre a formação social dessas mentes. Esse ensaio discute o potencial educacional da Matemática como modelo de mediação à luz da teoria sociointeracionista de Vigotski e do ciclo de modelagem matemática de Blum e Leiβ para a modelagem social de mentes.