INVESTIGANDO O ENSINO DE FÍSICA REALIZADO A UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NUM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DO OESTE DO PARÁ

Autores

  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Joanise Soares da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Jucicléia Leitão da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Sani de C. Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.173

Palavras-chave:

Ensino de física, Estudante com deficiência visual, Qualificação docente

Resumo

Este artigo investiga uma experiência de ensino de Física a uma estudante com deficiência visual de uma escola estadual de Ensino Médio em Alenquer-PA. Realizaram-se entrevistas com o professor de Física da escola, com a estudante e com a professora de acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados são discutidos em consonância com estudos da área. Observou-se que a falta de qualificação docente parece ser um dos principais desafios da Educação Especial; em casos como o ensino de Física, que apresenta intenso formalismo matemático, o professor pode ter dificuldades para encontrar alternativas metodológicas que facilitem a inclusão de estudantes com necessidades especiais. A estudante entende que o estudo de Física se voltou para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático e que contribuiu para melhorar o seu entendimento sobre conteúdos conceituais, com destaque para o conteúdo de eletricidade, presente em seu dia a dia.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INVESTIGANDO O ENSINO DE FÍSICA REALIZADO A UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NUM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DO OESTE DO PARÁ. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(03), 145-159. https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.173