O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.161Palavras-chave:
Educação profissional, Currículo, Prática social, Ciência e tecnologiaResumo
Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?