PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.158Palavras-chave:
Avaliação do aprendizado, Ferramenta de ensino-aprendizagem, Incentivo à pesquisa, Metodologias ativas, Promoção da aprendizagemResumo
O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.