PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Autores

  • Marinês Pérsigo Morais Rigo Centro Universitário UNIVATES
  • Melissa Mottin Ghisleni Centro Universitário UNIVATES
  • Luísa Scheer Ely Centro Universitário UNIVATES
  • Elisete Maria de Freitas Centro Universitário UNIVATES
  • Evandro Bratti Centro Universitário UNIVATES
  • Eduardo Sehnem Centro Universitário UNIVATES
  • Fernanda Scherer Adami Centro Universitário UNIVATES
  • Jane Aparecida Garcia de Senna Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.158

Palavras-chave:

Avaliação do aprendizado, Ferramenta de ensino-aprendizagem, Incentivo à pesquisa, Metodologias ativas, Promoção da aprendizagem

Resumo

O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(02), 46-57. https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.158