TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.156Palavras-chave:
Ensino, Língua portuguesa, Multiletramento, Celular, ShelfieResumo
Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes.