EDITORIAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.155

Palavras-chave:

Educação, Ensino de humanidades, Educação científica, Tecnologia educacional

Resumo

O número 2 de 2016 (volume 6) da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica passou a reunir artigos e ensaios sobre a educação e o ensino produzidos em um dos seis eixos dessa revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Os artigos tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. Também, a revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que melhorou o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo.

Com a colaboração conjunta de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos da área 46 da CAPES – Ensino, a revista ampliou sua abordagem no campo do Ensino, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, além dos estudos antes abordados no campo da educação científica.

A presença de alguns investigadores nas duas áreas Ensino desenvolvidas nos programas Educimat e PPGEH, produziram articulações impactaram na visão da Revista Eletrônica DECT, a qual muito gentilmente abraçou o horizonte de estudos científicos e tecnológicos no campo do ensino de humanidades. A criação desses dois programas foi uma conquista do Ifes e do Estado do Espírito Santo, para ampliar a formação de pessoas qualificadas e mentes criativas para pensar, planejar e executar projetos voltados para a educação básica e a formação de professores, sobretudo, para as regiões norte e sul do estado do Estado do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e nordeste do Estado do Minas Gerais.

Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Quezada Meireles Leite, S. (2019). EDITORIAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(02), 1-2. https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.155

Edição

Seção

Editorial