EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO ABC PAULISTA

Autores

  • Cláudia Aparecida Siola Fiorotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sanny Silva da Rosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1482

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar o fenômeno da evasão escolar em um curso técnico de nível médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as causas intra e extraescolares declaradas por alunos evadidos e pela equipe gestora do Curso Técnico em Administração de uma Escola Técnica Estadual localizada na região do ABC Paulista. Metodologicamente, o estudo de caso se valeu de fontes documentais, aplicação de questionários e dados qualitativos coletados em um grupo de discussão com os gestores da unidade pesquisada. Os resultados evidenciam que as principais causas da evasão escolar são de natureza extraescolar, sobretudo, dificuldades de conciliar atividades de trabalho com os estudos, problemas financeiros, pessoais e/ou de saúde. As causas intraescolares mais destacadas foram as aulas pouco motivadoras e o descompasso entre as exigências do curso e o repertório de conhecimentos acumulados pelos alunos em etapas anteriores de sua escolarização. Observou-se que, a despeito da grande preocupação da equipe gestora com a problemática da evasão escolar, as ações e estratégias adotadas pela escola têm sido insuficientes para controlar este fenômeno.

Palavras-chave: Evasão Escolar, Ensino técnico-profissional, Gestão Escolar.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Siola Fiorotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Membro do grupo de pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social, da Educação Básica, da USCS. Professora de Ensino Médio e Técnico da Instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983); Mestre (1990) e Doutora (1996) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP. Realizou estudos pós-doutorais como pesquisadora visitante do Departamento de Sociologia da Educação do Instituto de Educação da University College London (UCL), sob supervisão do professor Dr. Stephen J. Ball (2010-2011). Atua como docente de cursos de graduação (Formação de Professores e Gestores) desde 1984 e em programas de pós-graduação stricto-sensu em Educação desde 2001. É professora permanente do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), desde 2016, na Linha de Pesquisa de Política e Gestão Educacional. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica (GEPED/USCS). Temas de pesquisa: políticas públicas e reformas educacionais; políticas curriculares; justiça curricular; qualidade social da educação; gestão democrática da educação básica.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Siola Fiorotti, C. A., & Silva da Rosa, S. (2022). EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO ABC PAULISTA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1482

Edição

Seção

Artigos