INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Luiz Ney d'Escoffier
  • Marco Braga

Resumo

Como o ambiente físico educacional influencia na motivação e contribuição para o aprendizado, o estudo do comportamento nestes espaços permite avaliar como o “layout” do ambiente induz a forma de diálogo com os artefatos, permitindo planejamento e melhorias. Estudamos o padrão de interação dos visitantes em uma exposição, avaliando se houve incremento de aprendizagem. Utilizaram-se questionários e mapas conceituais para determinação dos conhecimentos prévios e posteriores, observação participante periférica e entrevistas. Os dados evidenciaram que o aumento de conhecimento não foi óbvio e que os conceitos não expressaram significado real. A exposição não motivou a busca de novos conhecimentos, funcionando como uma diversão passageira e a pouca interação dos alunos entre si e com os objetos privou o propósito acadêmico da visita.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

d’Escoffier, L. N., & Braga, M. (2021). INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(01). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1468

Edição

Seção

Artigos