PRÁTICAS EM GEOCIÊNCIAS: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E GEOTÉCNICA IN SITU DE PERFIS DE INTEMPERISMO DE ARENITOS DA BACIA DO PARANÁ NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG)

Autores

  • Lilian Gabriella Batista Gonçalvez de Freitas
  • Eduardo Antônio Gomes Marques

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i01.1397

Palavras-chave:

Espaço não formal, perfil de intemperismo, arenitos, geomecânica; morfologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo da morfologia de oito perfis de intemperismo desenvolvidos em alguns arenitos sob condições climáticas tropicais na região de Uberaba, no Estado de Minas Gerais, onde é possível observar características geológicas cuja análise contribuem para o ensino e aprendizado por meio de atividades práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, com coleta de amostras e análise de laboratório à luz das referências. O artigo contém dados, como a descrição de cada afloramento, bem como caracterização geotécnica in situ detalhada e registros fotográficos podendo levar a uma compreensão mais aprofundada dos conteúdos. Entre os oito afloramentos visitados, três foram selecionados com foco em diferentes classes de intemperismo, incluindo várias características da matriz das rochas e do perfil geológico como um todo. Os resultados mostram que os perfis de intemperismo dos arenitos apresentam uma fina camada de solo na porção superior dos perfis, os contatos entre diferentes camadas de material são tipicamente abruptos. Um forte controle estrutural sobre o intemperismo das rochas pode ser observado nos afloramentos, representado pela presença de juntas de alívio de tensão paralelas ao acamamento. Este controle desempenha um papel importante na diferenciação das camadas de rocha e nas classes de intemperismo. Finalmente, os parâmetros de dureza provaram serem úteis para a distinção de diferentes materiais intemperizados, principalmente quando relacionados com o estudo da matriz rochosa.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Gonçalvez de Freitas, L. G. B., & Gomes Marques, E. A. (2021). PRÁTICAS EM GEOCIÊNCIAS: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E GEOTÉCNICA IN SITU DE PERFIS DE INTEMPERISMO DE ARENITOS DA BACIA DO PARANÁ NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(01). https://doi.org/10.36524/dect.v10i01.1397

Edição

Seção

Artigos