VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO

Autores

  • Clinger Cleir Silva Bernardes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1347

Palavras-chave:

Modos de Endereçamento, Vídeos Educacionais, Educação Científica e Tecnológica

Resumo

O uso de vídeos é prática rotineira na Educação Científica e Tecnológica. Docentes e estudantes usam vídeos disponíveis em diversas plataformas ou produzem vídeos específicos para alguma ação pedagógica. Neste artigo, apresentamos o conceito de modos de endereçamento de vídeos a partir do paradigma do espectador, por meio da discussão e da análise da construção do endereçamento de algumas obras audiovisuais. Nosso objetivo é evidenciar a importância do endereçamento nas práticas pedagógicas com produções audiovisuais. A consideração do endereçamento é fator decisivo na boa recepção de vídeos e, consequentemente, no êxito de ações educacionais que os utilizem.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Cleir Silva Bernardes, C., & Coimbra de Rezende Filho, L. A. (2021). VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1347