PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1343Palavras-chave:
Ensino de Física, Formação Inicial de Professores, Tecnologias na EducaçãoResumo
Este artigo analisa as percepções de licenciandos de física sobre aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo, de maneira a contribuir para a pesquisa e a prática da formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram realizadas entrevistas com 12 alunos finalistas da licenciatura em física de um Instituto Federal, cujos resultados foram abordados com base na análise temática de conteúdo. Os resultados apontaram para três conjuntos de percepções: 1) sobre a profissão docente e o papel do professor, indicando visões simplificadas sobre as habilidades necessárias para a prática docente; 2) sobre o ensino de física, indicando que deveria estar relacionado ao cotidiano e evitar a matematização de conceitos físicos em demasia e 3) sobre a integração de tecnologias educacionais, evidenciando poucas perspectivas de integração tecnológica situada. Esses resultados reforçam a necessidade de facilitar a construção e a integração entre conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo (TPACK) no âmbito da formação docente.