CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.133Palavras-chave:
Concepções de ciência, Educação científica, Homossexualidade, Livro didáticoResumo
A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.