A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Carina Gomes Messias Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.132

Palavras-chave:

Educação profissional, Institutos Federais, Sistema Nacional de Pós-Graduação, Avaliação da pós-graduação

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs foram criados pela Lei nº 11.892/2008 a partir da agregação/transformação de antigas instituições de educação profissional. Antes da denominação como Instituto Federal, essas instituições já atuavam no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG buscando ofertar cursos de Pós-Graduação stricto sensu. Em 2000, foi submetida a primeira proposta de curso e, em 2004, foi recomendado pela CAPES o primeiro curso de Pós-Graduação ofertado por IF. Tendo em vista o contexto de submissão de proposta de curso novo, recomendação e reavaliação de curso de pós-graduação stricto sensu pela CAPES, o objetivo do presente estudo é analisar a participação e o desempenho dos IFs no SNPG.

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Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 21-64. https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.132