SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.13Palavras-chave:
PROEJA, Conhecimento, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro.