CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Danielly Fraga Santana Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rosana Martins Matiuzzi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.101

Palavras-chave:

Matemática, Aprendizagem docente, Enunciados

Resumo

O artigo apresenta dados de uma pesquisa maior sobre formação docente, desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O texto tem por objetivo discutir aprendizagens docentes de licenciandos em Matemática construídas em atividades do Estágio Supervisionado e de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é composto por relatórios escritos e outros textos elaborados por licenciandos desde o ano de 2011. Enunciados que se integram nesses relatórios são analisados a partir de pressupostos teóricos de Bakhtin e Shulman. Os dados apontam que oportunizar diferentes experiências na escola e privilegiar diálogo e reflexões sobre elas favorecem a construção de conhecimentos da docência.

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Publicado

25-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 30-48. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.101