CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.100

Palavras-chave:

Visões e concepções de Matemática, Visões de resolução de problemas, Formação continuada, Professoras que ensinam Matemática

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.

Downloads

Publicado

25-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 3-29. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.100