SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CONHECIMENTO EMPÍRICO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental “Bartouvino Costa”
  • Karina Carvalho Mancini Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.160

Palavras-chave:

Senso comum, Educação, Tecidos, Aulas práticas, Sequência didática

Resumo

Para despertar a vontade de aprender é preciso relacionar os conteúdos com situações cotidianas. Noções básicas em histologia fornecem informações essenciais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Para tanto, é necessário repensar o ensino e a prática em sala de aula, desenvolvendo ações diferenciadas que despertem a análise e o raciocínio e que promovam uma compreensão dos assuntos ministrados, atendendo as necessidades educacionais dos estudantes. Com o objetivo de lecionar histologia, considerando o senso comum dos alunos, instigando-os a participar das aulas para reconhecer a estrutura celular, histológica, anatômica e fisiológica do corpo humano, esse artigo apresenta as experiências obtidas em uma sequência didática contextualizada, aplicada a 71 alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Nesta prática pedagógica utilizaram-se: recursos audiovisuais aulas práticas e pesquisa elaborada a partir do senso comum dos estudantes.

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Publicado

2019-10-03

Como Citar

Alexandre de Freitas, J. L., & Carvalho Mancini, K. (2019). SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CONHECIMENTO EMPÍRICO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(02), 70-82. https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.160

Edição

Seção

Artigos