CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES
  • Diorge Jônatas Marmit Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.159

Palavras-chave:

CTS, Proposta de atividade, Língua portuguesa

Resumo

Este artigo, que parte de uma revisão bibliográfica, trata do enfoque curricular em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que significa trabalhar conteúdos que preparem o aluno para ser um cidadão crítico, capaz de compreender os problemas da sociedade, sabendo agir sobre eles. O objetivo desse trabalho foi evidenciar as contribuições da disciplina Língua Portuguesa no contexto de uma abordagem em CTS. Além disso, é apresentada uma proposição de atividade didática criada a partir da obra “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon, que instigam os alunos a interferirem na realidade local, promovendo melhorias. Foram utilizados os pressupostos teóricos de Santos (2007), Del Pino e Frizon (2011) e Antunes (2009), entre outros. Como resultado principal, averiguou-se que a disciplina Língua Portuguesa pode contribuir significativamente nesse processo quando tem seu trabalho voltado em favor da leitura.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(02), 58-70. https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.159