CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR

Autores

  • Ingrid Andrade Reis Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Luiz de Sousa Bezerra Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isabel de Conte Carvalho de Alencar Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manuella Villar Amado Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.48

Palavras-chave:

Ensino de genética, Divisão celular, Concepções prévias

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa.  Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(01), 53-64. https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.48