POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EJA: DA DESOPRESSÃO À CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO-CIDADÃO-CONSUMIDOR

Autores

  • Ricardo Moura dos Santos Marques Colégio Pedro II
  • Christiane Sertã da Costa Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.95

Palavras-chave:

Educação matemática crítica, Educação de jovens e adultos, Opressão, Conscientização

Resumo

Foi buscando apresentar a teoria da Educação Matemática Crítica como caminho para um ensino transformador e significativo na escola da EJA que o presente texto foi construído. Trata-se de um diálogo entre teorias e referenciais levantados em uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino de Matemática nesta modalidade da Educação Básica. Para alocar a importância da Educação Matemática Crítica (EMC) nessas reflexões, evoca-se o já conhecido debate sobre as visões excludente e libertadora da escola. Nesta última, segue-se o pensamento de Paulo Freire sobre a Pedagogia do Oprimido como possibilidade de redefinir a posição dos sujeitos sociais envolvidos nas relações educativas. É o caráter libertador e democrático da Educação Matemática Crítica que ampliará as intervenções do aluno adulto no mundo em que vive (tão abastecido de informações quantitativas), elevando-o a uma nova condição de cidadania, trabalho e consumo.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Moura dos Santos Marques, R. ., & Sertã da Costa, C. (2019). POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EJA: DA DESOPRESSÃO À CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO-CIDADÃO-CONSUMIDOR . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(01), 139-154. https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.95

Edição

Seção

Artigos