A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Autores

  • Jocilene Gadioli de Oliveira Universidade de Ferrara
  • Elena Marescotti Universidade de Ferrara

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.93

Palavras-chave:

Aprendizagem empreendedora, Educação formal, Educação informal, Educação não-formal, Competências empreendedoras, Empreendedorismo

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo identificar e analisar as práticas de formação de competências empreendedoras em diferentes contextos (formal, não-formal e informal). O caminho metodológico escolhido foi pesquisa de campo, na realização de cinco entrevistas semi-estruturadas nos municípios de Vila Velha e Vitória (ES). Os dados coletados foram organizados e deles emergiu que as práticas citadas correspondem à educação formal e não-formal. Além disso, os entrevistados descreveram aspectos do empreendedorismo e do empreendedor ligados ao conceito de empresa. Conclui-se que a aprendizagem empreendedora visa o desenvolvimento do indivíduo como pessoa, de competências transversais para o exercício de uma cidadania ativa e de uma nova mentalidade.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(01), 131-146. https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.93