A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO

Autores

  • Tatiana de Santana Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliesér Toretta Zen Instituto Federal do Espírito Santo
  • Bruno dos Santos Prado Moura Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.9

Palavras-chave:

Estudos culturais, Diferença, Diversidade, Identidade institucional, PROEJA

Resumo

O artigo é resultado do trabalho monográfico realizado durante o Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), cujo objetivo foi analisar em que medida o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFES no Campus Vitória possibilita a construção de uma identidade dos seus alunos e alunas com o Programa e a instituição. A investigação foi localizada em uma realidade específica, sendo assim, optou-se pela linha de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se enfatizou o formato de investigação da História Oral. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados com os quais identificamos e selecionamos os sujeitos da pesquisa entre os estudantes do 5º ao 8º módulos dos cursos de Edificações, Segurança do Trabalho e Metalurgia e Materiais do PROEJA IFES Campus Vitória.

Biografia do Autor

Tatiana de Santana Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Eliesér Toretta Zen, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor de filosofia do Ifes campus Vitória. Doutorando em educação pelo PPGE-UFES na linha diversidade e práticas educacionais inclusivas.

Bruno dos Santos Prado Moura, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, professor do Campus Nova Venécia do IFES.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

de Santana Vieira, T., Toretta Zen, E., & dos Santos Prado Moura, B. (2019). A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(01), 24-32. https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.9

Edição

Seção

Artigos