DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.87Palavras-chave:
Teorema de Thales, História da matemática, Números reais, Educação matemáticaResumo
Muitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição.