EVA: UM AMBIENTE VIRTUAL DE ESINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM CIÊNCIAS

Autores

  • Nilcimar dos Santos Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Marília Paixão Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.74

Palavras-chave:

Software educativo, Educação de jovens e adultos, Formação continuada, Ensino de ciências, Estudo de caso

Resumo

Considerando como desafio incorporar as tecnologias educacionais às salas de aula, especialmente às salas de aula de Ciências, desenvolvemos um ambiente virtual de ensino-aprendizagem denominado Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), destinado a apoiar o ensino de Ciências na educação básica e profissional regular e Proeja e a discutir e refletir sobre a prática docente na formação inicial e continuada de professores de Ciências. Apresentaremos neste trabalho as diretrizes e fundamentação teórica da metodologia de ensino que orientou a criação do EVA; abordaremos as ferramentas presentes no sistema e os contextos educacionais em que o EVA foi utilizado até o momento. Por fim, empreenderemos uma avaliação do sistema com uma parcela dos alunos que participaram de estudos no EVA, de forma a permitir refletir sobre o perfil do grupo de futuros professores envolvidos na pesquisa frente as novas possibilidades didáticas trazidas pelas TIC e diante da postura de alunos da educação básica de jovens e adultos inseridos no projeto.

Downloads

Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVA: UM AMBIENTE VIRTUAL DE ESINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM CIÊNCIAS. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(02), 3-27. https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.74