NÍVEIS DE SIGNIFICADOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA DO ESTUDANTE: EM DIREÇÃO À ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ANALÍTICO INSPIRADO EM UMA LEITURA PEIRCEANA

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.72

Palavras-chave:

Aprendizagem científica, Peirce

Resumo

Este estudo faz reflexões teóricas a respeito da questão do significado, tendo como foco de interesse uma possível aplicação à educação científica. Trafegando por diversas visões desse termo, o estudo realça o ponto de vista semiótico e se concentra no conceito de interpretante da teoria de Peirce. A partir de uma particular reformulação do conceito peirceano, o trabalho sugere um instrumento analítico que permita ao professor qualificar o alcance da formação do significado construído pelo estudante durante o ensino das ciências. Com as discussões que circunscrevem a proposta, espera-se que o estudo contribua também para um repensar do professor acerca do conceito abordado e que isto se traduza em implicações pedagógicas teoricamente mais fundamentadas.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

Laburú, C. E. (2019). NÍVEIS DE SIGNIFICADOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA DO ESTUDANTE: EM DIREÇÃO À ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ANALÍTICO INSPIRADO EM UMA LEITURA PEIRCEANA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 192-222. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.72

Edição

Seção

Artigos