A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA

Autores

  • Bráulio Luciano Alves Rezende Instituto Federal do Espírito Santo
  • Joseane Souza de Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manuella Villar Amado Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mirian Rodrigues Pereira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Victor Salarolli de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo
  • Denise Coutinho Endringer Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.71

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, interdisciplinaridade, movimento CTSA

Resumo

Considerando as possibilidades e os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, objetivou-se estudar os aspectos pedagógicos do projeto desenvolvido em Escola Pública do Estado do Espírito Santo, tendo como principais eixos norteadores a interdisciplinaridade e o movimento CTSA. A implantação do projeto foi realizada de modo que os estudantes acompanhassem todas as etapas de construção e manutenção de uma horta na escola. Os conteúdos dos componentes curriculares de Matemática, Química, Biologia e Geografia foram desenvolvidos ao longo da implantação da horta, obedecendo ao cronograma de atividades e seu contexto com o ensino em sala de aula. Verificamos que a pedagogia de projetos a partir da implantação de horta escolar fez a inter-relação entre várias componentes curriculares, não somente para as questões de ensino-aprendizagem convencional, mas para um modelo de formação da consciência cidadã, onde o estudante percebe-se como parte integrante do ambiente em que se vive.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 179-191. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.71