BASES EPISTEMOLÓGICAS AKWẼ-XERENTE E APYÃWA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERRAS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.7Palavras-chave:
Educação escola indígena, EJA, Historicidade, CurrículoResumo
Esse artigo intenciona, a partir de uma breve aproximação das bases epistemológicas dos povos Akwẽ-Xerente e Apyãwa, refletir criticamente sobre a atual inserção da modalidade Educação de Jovens e Adultos em terras indígenas. Para tanto, a Educação Escolar Indígena é focada não mais nas diretrizes que julgavam necessárias para retirar do indígena a sua historicidade, mas sim sob a ótica da descolonização dos povos indígenas por meio do fortalecimento das suas culturas. A valorização dos saberes e vontades indígenas como elementos principais de uma educação efetivamente intercultural é refletida como uma necessidade para a inserção política do indígena nos espaços decisórios da sociedade brasileira. A dualidade que sustenta a cultura AkwẽXerente, bem como os modos tradicionais de educar dos Apyãwa procuram fomentar neste texto sensibilidades necessárias ao desenvolvimento de programas educacionais voltados às nações indígenas.