DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Cristina Schirlo Secretaria de Estado de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.67

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de problemas, Investigação matemática

Resumo

Com as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 92-114. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.67