APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO EXPOSITIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Sara Moutinho Universidade do Porto
  • Joana Torres Universidade do Porto
  • Clara Vasconcelos Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.64

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Ensino expositivo, Metodologia de ensino, Estudo quasi-experimental, Ciências naturais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar a ABP e o ensino expositivo relativamente à construção e retenção do conhecimento. O estudo seguiu uma metodologia de investigação quasi- experimental com uma seleção não-aleatória de participantes. Foi sido aplicado um teste cognitivo em duas fases diferentes, a fase I após o término do programa de intervenção e, outra, a fase II, três meses depois. Os resultados mostram que os alunos do grupo experimental melhoram a retenção do conhecimento da fase I para a fase II, algo que não sucedeu com o grupo de controlo. Este estudo permitiu demonstrar que a introdução da ABP no ensino de Ciências Naturais não afeta negativamente o sucesso escolar e, em comparação com o ensino expositivo, promove uma maior retenção do conhecimento.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Moutinho, S., Torres, J. ., & Vasconcelos, C. (2019). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO EXPOSITIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 15-31. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.64

Edição

Seção

Artigos