EDITORIAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Antônio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.62

Resumo

A Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica é voltada exclusivamente para a socialização de pesquisas na área de ensino de ciências, abrindo espaços para trabalhos advindos das ciências irmãs tais como as humanas e sociais. A revista publica trabalhos provenientes de pesquisas de investigação, trabalhos que enfocam metodologias de ensino, trabalhos de revisão de literatura e ensaios críticos. Todos os artigos publicados neste número foram revisados por pares e avaliados em pelo menos duas rodadas, razão pela qual primam pela qualidade e relevância na área. Atento às principais questões relacionadas ao campo da área de ensino, este número da revista traz a público trabalhos com abordagens interdiscipliplinares, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo. Buscando apresentar temas de interesse dos professores da Educação Básica, pesquisadores e docentes de pós-graduação, neste número, os trabalhos revelam temas instigantes. Dentro do campo da aprendizagem por resolução de problemas, dois trabalhos destacam que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino na direção da resolução de problemas e investigação matemática é das estratégias mais criativas. Ainda dentro da Educação Matemática, a revista apresenta um artigo que aborda situações que envolvam a visualização e a análise gráfico-geométrica da noção da forma quadrática hessiana, com opção para aplicabilidade desse tema na Educação Básica; outro põe em destaque a aprendizagem de matemática por meio de projetos e um último situa a formação do professor de matemática das séries iniciais e quais saberes lhe são necessários para um ensino efetivo e crítico. No campo de ensino de ciências, a revista destaca trabalhos que discutem a pedagogia histórico-critica, as funcionalidades da horta escolar no ensino interdisciplinar e um outro passa em revista o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. No campo das ciências humanas, um artigo põe em relevo as potencialidades pedagógicas de um sitio arqueológico, enfatizando que é possível aprender ciências nesse espaço educativo não formal. No campo da diversidade, dois artigos destacam questões de gênero em manuais de matemática e um segundo apresenta um debate sobre pessoas com deficiências na educação superior. Esperando satisfazer a todos os anseios de nosso público leitor, o que temos a fazer é desejar a todos, muito boa leitura.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

EDITORIAL. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 1-2. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.62