ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Autores

  • Joelma Goldner Krüger Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo
  • Ana Carolina Miranda Prezilius Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.60

Palavras-chave:

Projeto escolar, Jornal escolar, Ensino de ciências, Pensamento crítico

Resumo

O projeto escolar “Jornal da Ciência” foi uma atividade de pesquisa/extensão interdisciplinar extracurricular de caráter educativo e cultural. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de construção do jornal da ciência, na escola pública de ensino médio do Estado do Espírito Santo, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. Vale citar que as discussões epistemológicas travadas neste trabalho foram realizadas à luz da pedagogia de projetos escolar. A equipe do projeto é constituída por cinco alunos de iniciação científica júnior do ensino médio, uma aluna de iniciação científica de licenciatura em química, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Goldner Krüger, J., Miranda Prezilius, A. C., & Quezada Meireles Leite, S. (2019). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(02), 79-97. https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.60

Edição

Seção

Artigos