ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.60Palavras-chave:
Projeto escolar, Jornal escolar, Ensino de ciências, Pensamento críticoResumo
O projeto escolar “Jornal da Ciência” foi uma atividade de pesquisa/extensão interdisciplinar extracurricular de caráter educativo e cultural. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de construção do jornal da ciência, na escola pública de ensino médio do Estado do Espírito Santo, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. Vale citar que as discussões epistemológicas travadas neste trabalho foram realizadas à luz da pedagogia de projetos escolar. A equipe do projeto é constituída por cinco alunos de iniciação científica júnior do ensino médio, uma aluna de iniciação científica de licenciatura em química, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local.