CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.48Palavras-chave:
Ensino de genética, Divisão celular, Concepções préviasResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa. Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis.