USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INICIAL PARA O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOS

Autores

  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.45

Palavras-chave:

Teoria dos grafos, História da matemática, Euler, Ensino médio

Resumo

Em 2009, o Currículo do Estado do Espírito Santo - Brasil foi alterado, incluindo tópicos da Teoria dos Grafos para o segundo e o terceiro anos do Ensino Médio. Face à inclusão curricular, emerge a necessidade de investigar atividades que possam discutir esse tema na Educação Básica. O objetivo deste trabalho foi analisar uma abordagem inicial da Teoria dos Grafos por meio do uso de um problema histórico real e propondo uma situação hipotética à luz da Teoria dos Grafos. O problema fictício foi elaborado para associar o Problema das Sete Pontes de Konisberg à realidade física do município, que é chamado de "Problema das Seis Pontes de Vitória", sendo aplicado aos alunos do segundo ano de ensino médio de uma escola pública do município de Vitória do Estado do Espírito Santo - Brasil, com resultados satisfatórios.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Chagas e Sá, L., & Fraga da Silva, S. A. (2019). USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INICIAL PARA O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(01), 15-31. https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.45

Edição

Seção

Artigos