PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Natielle Rangel Lopes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lorena Alves Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manuella Villar Amado Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.41

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Material inclusivo, Divisão celular

Resumo

Visando elaborar um recurso didático capaz de incentivar a abstração pelos alunos deficientes visuais e de atuar na promoção de uma sala de aula inclusiva, onde alunos videntes e não-videntes acompanhem o mesmo conteúdo, propôs-se a confecção de modelos táteis/visuais, no caso deste trabalho, abordando o conteúdo de mitose. Além das diferentes texturas, buscou-se a utilização de materiais de fácil manipulação e que fossem acessíveis para a maioria dos professores, haja visto que um dos objetivos do trabalho é a reprodução dos modelos por parte dos professores em escolas com alunos deficientes visuais. Os modelos confeccionados foram aplicados para uma aluna deficiente visual de uma escola estadual na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Foi possível analisar se os materiais utilizados proporcionavam sensações táteis capazes de diferenciar as estruturas sendo aplicável como recurso didático de apoio ao professor no processo de ensino do conteúdo de mitose.

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Publicado

18-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 103-111. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.41