SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.39Palavras-chave:
Ensino de ciências e matemática, Ensino de topografia, Modelos científicos, Alfabetização científicaResumo
O objetivo desse artigo foi apresentar uma sequência didática que promovesse educação científica na educação profissional e que aproximasse a educação formal dos espaços não formais de educação. O artigo faz uma breve discussão sobre sequência didática, apresentando momentos pedagógicos, e finalmente faz considerações sobre alfabetização científica. Essa sequência didática foi desenvolvida em turmas do primeiro período do curso técnico de Geoprocessamento do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo. Os resultados desse estudo demonstraram que a partir da articulação de educação profissional com a educação científica, foi possível valorizar o ensino da técnica e dos conteúdos procedimentais em sintonia com os conteúdos conceituais e atitudinais.