ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS

Autores

  • Lucas Carvalho Sandonato Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Wesley Dondoni Colombo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isabel De Conte Carvalho de Alencar Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.36

Palavras-chave:

Aracnologia, Educação em ciências, Ensino de biologia, Etnobiologia

Resumo

Ensinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Carvalho Sandonato Silva, L., Dondoni Colombo, W. ., & De Conte Carvalho de Alencar, I. (2019). ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 52-58. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.36

Edição

Seção

Artigos