A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.35Palavras-chave:
Transposição didática, Conceito de função, Ensino-aprendizagemResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso, foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica.