O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.34Palavras-chave:
Potenciação, Jogos pedagógicos, Processo de ensino-aprendizagemResumo
Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo. Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.