O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Thamires Belo de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.34

Palavras-chave:

Potenciação, Jogos pedagógicos, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo.  Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 30-38. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.34