ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM

Autores

  • Katy Kênyo Ribeiro Secretaria municipal de educação de Vila Velha
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.31

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Professor-pesquisador, Formação inicial e continuada de professores, Cineclube na escola

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência de exibição de filmes cinematográficos e documentários em uma escolas pública do município de Vitória, Espírito Santo, portanto, tratou-se de uma análise do potencial de formação continuada de professores de um projeto denominado Cineclube na Escola. O referencial teórico principal foi baseado em Edgar Morin, Attico Chassot, Antonio Cachapuz, Wildson Santos e Decio Auler. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórica-empírica, do tipo estudo de caso. Após cada exibição de filme, o cineclubistas, inclusive os professores, eram convidados a participar de intenso debate sobre as questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O projeto oportunizou o envolvimento de professores da escola, aluno de iniciação científica de graduando de Licenciatura em Química e o desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências, evidenciando o caráter de formação inicial e continuada do projeto Cineclube na Escola, na perspectiva do professor-pesquisador.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 1-12. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.31