DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ESTRATÉGIA DE CURSO HÍBRIDO BASEADO EM MOOC

Autores

  • Rosane Maria Muñoz IFES
  • Gabriel Salomão Pancione UAB
  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade IFES
  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES
  • Josias Pereira UFRB

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3076

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Inteligência Artificial, Educação não formal; Abordagem CTSA; Curso híbrido.

Resumo

Este artigo apresenta uma formação que inclui a implementação de uma oficina presencial como
parte de um curso híbrido baseado em MOOC, com o objetivo de promover a alfabetização
científica por meio da Inteligência Artificial (IA). A oficina, realizada em cinco encontros no Polo da
Universidade Aberta do Brasil em Vitória, Espírito Santo, reuniu adultos atuantes em espaços não
formais, buscando ampliar os conhecimentos sobre o uso consciente e ético da IA, com
desdobramentos na alfabetização científica. A pesquisa, de natureza aplicada, segue uma
abordagem qualitativa e descritiva e documenta o desenvolvimento e os resultados dessa oficina.
Este estudo destaca como a alfabetização em IA pode democratizar o conhecimento e capacitar os
participantes a usarem tecnologias de forma ética e consciente em seu cotidiano, promovendo
práticas cidadãs emancipatórias.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ESTRATÉGIA DE CURSO HÍBRIDO BASEADO EM MOOC. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(Edição Especial). https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3076