MELIPONÁRIOS EDUCATIVOS: CONTEÚDOS RELACIONADOS AOSTEMAS TRANSVERSAIS E AO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3066Palavras-chave:
Educação científica, educação ambiental, sustentabilidade, meliponiculturaResumo
Esta pesquisa contempla parte dos resultados de uma tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, inserida em um contexto de formação de educadores ambientais. Consideramos como meliponários educativos a criação de abelhas sem ferrão para fins pedagógicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi apresentar proposições de conteúdos curriculares ao se discutir os temas transversais e o ensino de Ciências na educação básica a partir dos meliponários educativos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e descritiva do tipo documental em que os temas transversais dos currículos nacionais e estaduais foram previamente analisados. Dentre os dezenove temas transversais, selecionamos oito para se trabalhar a Educação Ambiental a partir de meliponários: trabalho, ciência e tecnologia; educação ambiental; povos e comunidades tradicionais; educação para o consumo consciente; vida familiar e social; ética e cidadania; gênero, sexualidade, poder e sociedade; educação alimentar e nutricional. Apesar de a Educação Ambiental aparecer como um dos temas transversais, partimos do princípio de que essa pode ser interligada a todos os outros, a depender de sua abordagem e discussões em busca de uma educação para sustentabilidade. Por fim, ao ensino de Ciências, propomos conteúdos curriculares que podem ser explorados por toda a educação básica. Ao todo foram selecionadas vinte habilidades no Ensino Fundamental e seis habilidades no Ensino Médio que podem ser alcançadas a partir das discussões em sala sobre as abelhas sem ferrão.