MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE ROBÓTICA ESCOLAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: A GAMIFICAÇÃO EM FAVOR DA GEOLOCALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3064Palavras-chave:
Metodologia ativa, Gamificação, Geolocalização, Alfabetização científica, RobóticaResumo
Há dificuldade dos alunos em compreender o conceito de geolocalização quando ensinado de maneira tradicional, devido à abstração dos conceitos e à falta de aplicação prática. A metodologia ativa, aliada à gamificação, pode superar essas dificuldades, incentivando a participação ativa e o aprendizado colaborativo, o que é fundamental para a alfabetização científica. Esta visa desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados à ciência e à tecnologia, capacitando os alunos a compreenderem e aplicarem conceitos científicos, analisarem criticamente informações e tomarem decisões informadas. Para investigar a eficácia dessa abordagem, uma mostra de robótica foi realizada no IFES Campus Vila Velha, com alunos do ensino médio, focando na geolocalização baseada em ângulos da geometria e no magnetismo da Terra. Este estudo de caso coletou dados por meio de diários de bordo, questionários, fotografias e gravações de áudio, que foram organizados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. A avaliação dos resultados, baseada nos eixos estruturantes da alfabetização científica, mostrou uma melhora significativa na compreensão dos alunos sobre geolocalização, além de um aumento no interesse e na motivação para aprender matemática, física e geografia.