MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE ROBÓTICA ESCOLAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: A GAMIFICAÇÃO EM FAVOR DA GEOLOCALIZAÇÃO

Autores

  • Rafael Rosa IFES
  • Renderson Albino Silva IFES
  • Sérgio Suanno IFES
  • Fabíola de Abreu Quintino Motta IFES
  • Mariella Berger Andrade IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3064

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Gamificação, Geolocalização, Alfabetização científica, Robótica

Resumo

Há dificuldade dos alunos em compreender o conceito de geolocalização quando ensinado de maneira tradicional, devido à abstração dos conceitos e à falta de aplicação prática. A metodologia ativa, aliada à gamificação, pode superar essas dificuldades, incentivando a participação ativa e o aprendizado colaborativo, o que é fundamental para a alfabetização científica. Esta visa desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados à ciência e à tecnologia, capacitando os alunos a compreenderem e aplicarem conceitos científicos, analisarem criticamente informações e tomarem decisões informadas. Para investigar a eficácia dessa abordagem, uma mostra de robótica foi realizada no IFES Campus Vila Velha, com alunos do ensino médio, focando na geolocalização baseada em ângulos da geometria e no magnetismo da Terra. Este estudo de caso coletou dados por meio de diários de bordo, questionários, fotografias e gravações de áudio, que foram organizados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. A avaliação dos resultados, baseada nos eixos estruturantes da alfabetização científica, mostrou uma melhora significativa na compreensão dos alunos sobre geolocalização, além de um aumento no interesse e na motivação para aprender matemática, física e geografia.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE ROBÓTICA ESCOLAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: A GAMIFICAÇÃO EM FAVOR DA GEOLOCALIZAÇÃO. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(Edição Especial). https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3064