O JOGO DAS CLASSES: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Alex Jordane IFES
  • Adriano de Souza Viana IFES
  • Rúbia Carla Pereira IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3057

Palavras-chave:

Educação Financeira, Jogos, Educação Matemática, Role-playing Game

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem de Educação Financeira, utilizando o Jogo das Classes, criado pelos autores e aplicado em uma formação de professores de Matemática como uma proposta didática voltada para estudantes do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. O objetivo é analisar as potencialidades do Jogo das Classes, em sala de aula de matemática, a partir das percepções dos professores participantes de um processo formativo. Compreendemos a Educação Financeira Escolar como um conjunto de informações que introduzem os estudantes no universo do dinheiro, permitindo que eles analisem e tomem decisões críticas diante de situações financeiras cotidianas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes foram 21 professores atuantes na educação básica. O processo formativo, com uma carga horária total de 80 horas, foi realizado como uma ação de extensão do Instituto Federal do Espírito Santo. Para o desenvolvimento do Jogo das Classes, foram destinados dois encontros de 4 horas cada. Os dados foram registrados em vídeo e áudio, durante a aplicação do jogo e em discussões sobre as potencialidades do material. Concluímos que o jogo possui um alto potencial para estimular, nos alunos, reflexões sobre sua realidade pessoal, familiar e social, além de abrir espaço para a exploração de diversos temas em sala de aula. Ressaltamos que o jogo, como artefato educacional, pode se tornar uma poderosa ferramenta pedagógica quando mediado por um posicionamento crítico do professor.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

O JOGO DAS CLASSES: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(Edição Especial). https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3057