O IMPACTO DOS DESENHOS ANIMADOS NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FIGURA DO CIENTISTA

Autores

  • Susana Del Pupo de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Juliano Coimbra dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Ferreira Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo
  • Diemerson da Costa Sacchetto Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2732

Palavras-chave:

Ciência, Teoria das representações sociais, Cientista, Ciências humanas, Desenhos animados.

Resumo

O presente artigo apresenta o impacto dos desenhos animados na representação social da figura do cientista e a maneira como essas representações são constituídas e condicionadas no imaginário social. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, exploratória, sendo utilizados documentos científicos encontrados na plataforma CAPES. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Entre as principais considerações, a representação social da figura do cientista encontrada nessa pesquisa difere da realidade encontrada nos espaços científicos. A maneira com que o cientista tem sido apresentado para a sociedade por meio dos desenhos animados e outros meios de comunicação é resultado de representações sociais que foram concebidas e disseminadas no transcorrer dos séculos, visto que, a constituição do estereótipo do cientista foi vagarosa e gradativa, pois tais representações foram formadas a partir de características, objetos, ancoragens e ações. Apontamentos e ponderações são apresentados sobre a necessidade de investimentos em pesquisas sobre o assunto, para que os dados indiquem a necessidade de intervenções junto à mídia, que exerce uma tarefa formadora no imaginário social, o que pode acabar confundindo a sociedade e minar a credibilidade de fontes de informação confiáveis.

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

O IMPACTO DOS DESENHOS ANIMADOS NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FIGURA DO CIENTISTA . (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2732