INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA

Autores

  • Jaqueline Cardoso Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria José de Resende Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.26

Palavras-chave:

EJA, Retorno à escola, Escolarização

Resumo

Neste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola.

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Publicado

2019-09-15

Como Citar

Cardoso, J., & de Resende Ferreira, M. J. (2019). INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(01), 61-76. https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.26

Edição

Seção

Artigos